Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Cerca de 738 mil pequenos negócios devem regularizar débitos com Fisco

Economia

Cerca de 738 mil pequenos negócios devem regularizar débitos com Fisco

Ao todo, foram notificadas 738.605 empresas que respondem por dívidas de R$ 21,5 bilhões

Cerca de 738 mil pequenos negócios devem regularizar débitos com Fisco

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Danielle Campos no dia 01 de dezembro de 2019 às 16:30


Cerca de 738 mil micro e pequenas empresas começaram a receber notificações para regularizarem a situação com o Simples Nacional, regime tributário especial para pequenos negócios. Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de ser excluído do Simples em 1º de janeiro de 2020.

No total, 738.605 empresas foram notificadas. As dívidas somam R$ 21,5 bilhões. A regularização deve ser feita através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC), requerendo certificado digital ou código de acesso. O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa.

Ocorrendo a regularização dentro do prazo, o contribuinte permanecerá no Simples Nacional no próximo ano. De acordo com a Receita Federal, as principais irregularidades são falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no Simples Nacional.