Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Ministra da Gestão diz que governo estuda reajuste a servidores acima de 19% até 2026

Economia

Ministra da Gestão diz que governo estuda reajuste a servidores acima de 19% até 2026

Haddad já havia descartado reajuste salarial para categorias em 2024. Para evitar paralisações, governo propôs aos servidores aumentos em auxílio-alimentação e benefícios neste ano

Ministra da Gestão diz que governo estuda reajuste a servidores acima de 19% até 2026

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 11 de abril de 2024 às 18:04

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou, nesta quinta-feira (11), que o governo está estudando um reajuste salarial para os servidores acima de 19% até 2026. No momento, a prioridade para negociações são os técnicos de instituições federais, que mobilizam greves pelas universidades no país.

Nesta quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia dito que não seria possível conceder reajuste aos servidores em 2024, pois o orçamento está "fechado". Durante o discurso, o ministro reiterou que a equipe econômica está fazendo os cálculos para ver se há espaço para reajuste aos servidores nos próximos anos.

"Nesse momento, estamos discutindo no governo um espaço orçamentário não só para educação, mas para os demais servidores, para que a gente possa ter um valor acima desse (19% até 2026)", disse Dweck, no programa "Bom dia, ministra", da EBC.

Dweck também disse que o espaço orçamentário existente está sendo preenchido por outras prioridades do presidente Lula, como a recomposição de mínimos constitucionais para saúde e educação, além da recuperação investimentos e da retomada da política de aumentos reais (acima da inflação) para o salário mínimo.