Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Saúde

Pazuello orienta que números da Covid-19 sejam divulgados com ‘ressalvas regionais’

Ministro argumentou que o Brasil é um país "continental" e que a divulgação de um dado global pode induzir gestores locais a adotarem medidas extremas

Pazuello orienta que números da Covid-19 sejam divulgados com ‘ressalvas regionais’

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Por: Luciana Freire no dia 05 de agosto de 2020 às 20:30

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, orientou que a pasta faça ressalvas sobre os dados regionais da Covid-19 no país sempre que divulgar informações sobre número de casos e óbitos. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

"Todas as santas vezes que o ministério falar de dados de Brasil eu quero a ressalva. Todas as vezes. Abriu a planilha, eu quero a ressalva. Todas as vezes que falar de dados do Brasil eu quero a ressalva regional", cobrou Pazuello.

Em uma reunião com secretários estaduais e municipais em 30 de julho, Pazuello demonstrou irritação com a divulgação feita pelo Ministério. O ministro argumentou que o Brasil é um país "continental" e que a divulgação de um dado global pode induzir gestores locais a adotarem medidas extremas.

"Então é muito perigoso nós falarmos do Brasil como um todo sem fazer essas ressalvas, porque aí faz com que um gestor na ponta da linha pense "o Brasil está assim, então tenho que tomar atitudes severíssimas na minha cidade", disse.