Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Pandemia provocará mudanças na saúde suplementar, alerta diretor de Mercado da Qualirede

Saúde

Pandemia provocará mudanças na saúde suplementar, alerta diretor de Mercado da Qualirede

Segundo André Machado Junior, uma das opções é investir mais na Atenção Primária à Saúde (APS)

Pandemia provocará mudanças na saúde suplementar, alerta diretor de Mercado da Qualirede

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 28 de julho de 2020 às 21:30

A pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil em março e, com ela, veio à tona uma série de desafios no setor de saúde. Ao longo dos últimos quatro meses, mesmo com todos os esforços nas esferas pública e privada, percebeu-se que o sistema anseia por mudanças. É preciso rever o modo como os pacientes são atendidos e como os prestadores de serviço são pagos, para que mais pessoas tenham acesso à saúde e para que o setor seja sustentável.

Segundo André Machado Junior, diretor de Mercado da Qualirede, empresa especializada em gestão de saúde, uma das opções é investir mais na Atenção Primária à Saúde (APS). A Atenção Primária à Saúde tem o poder de coordenar o cuidado e regular melhor o uso da assistência à saúde. As clínicas de APS contam com uma equipe de saúde da família que acompanha, monitora e cuida de cada pessoa de acordo com a sua condição de saúde, respeitando fatores como a idade, gênero, condições físicas e doenças pré-existentes. Ao promover a saúde e prevenir doenças, as clínicas de APS melhoram a qualidade de vida das pessoas e contribuem com a sustentabilidade financeira do setor privado e com a economia do país, já que evitam desperdícios em saúde e o uso descoordenado, pois passam a cuidar da pessoa e não da queixa/doença.

"Embora ainda sejam pouco difundidas e valorizadas no Brasil, algumas medidas têm sido adotadas para estimular que a atenção primária seja o principal agente de cuidado e da gestão da saúde populacional, como resoluções da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que apoiam este modelo e até certificam as clínicas, formações mais frequentes de médicos da família e mudanças no modelo atenção em saúde com a implantação de APS por parte de algumas operadoras de saúde. Isto mostra que o movimento para a transformação já começou, mas ainda está lento, quando comparamos com todo o modelo de saúde suplementar que está instaurado no Brasil", comenta.