Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

'Dia D' de vacinação contra sarampo registra baixa procura em Salvador

Cidade tem 22 casos notificados de sarampo este ano

'Dia D' de vacinação contra sarampo registra baixa procura em Salvador

Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 16 de fevereiro de 2020 às 17:30

O "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, neste sábado (15), em Salvador, registrou procura abaixo da expectativa.

Estiveram disponíveis, das 8h às 17h,111 pontos de imunização, entre os postos de saúde fixos da rede municipal e outros instalados em locais estratégicos, a exemplo de escolas, creches, igrejas e supermercados.

 "Vacinação é pensar no coletivo, não só no individual. Se você está contaminado, e vai ao trabalho, ao cinema ou a uma festa, vai arriscando contaminar os outros. Por isso é tão importante prevenir a doença com a vacinação", alertou  Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ao Jornal Correio.

O grupo considerado prioritário para essa primeira etapa da campanha é formado por crianças e jovens de 5 anos a 19 anos não vacinados ou com esquema incompleto do tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola), segundo determinação do Ministério da Saúde.

Em Salvador, cerca de 612 mil pessoas estão nessa faixa etária. A cidade tem 22 casos notificados de sarampo este ano. 

“O objetivo é realmente alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto, já que ainda há indícios de surtos ativos em algumas regiões do país. A fácil transmissão da doença é preocupante, por isso, é fundamental garantir que a capital baiana tenha um bom número de pessoas vacinadas, sobretudo no período do Carnaval, onde aumenta a circulação de pessoas de todo o mundo em nossa cidade”, diz Doiane.

Apesar de a nova etapa da campanha intensificar a imunização das pessoas de 5 a 19 anos, os demais grupos, com indivíduos de 6 meses a 49 anos, sobretudo a população infantil - também pode se vacinar.