Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Saúde

Cerca de 135 mil pessoas no Brasil não sabem que estão com HIV, estima Ministério da Saúde

Ministério lançou ontem (28) campanha para incentivar pessoas que se colocaram em risco a procurar uma unidade de saúde para realizar o teste rápido

Cerca de 135 mil pessoas no Brasil não sabem que estão com HIV, estima Ministério da Saúde

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Por: Kamille Martinho no dia 29 de novembro de 2019 às 18:40

O Ministério da Saúde estima que cerca de 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem. Com base nessa estimativa, o ministério lançou ontem (28) uma campanha para incentivar pessoas que se colocaram em risco a procurar uma unidade de saúde para realizar o teste rápido.

Segundo o diretor do departamento de doenças crônicas e infecções sexualmente transmissíveis, Gerson Pereira, o país adotou a recomendação do início do tratamento para todas as pessoas após o diagnóstico de HIV, independente da condição clínica do paciente.

"Se essa pessoa mantiver o tratamento regular, pode ter uma vida normal, assim como quem tem diabetes ou hipertensão. Mas para isso, é importante ter o diagnóstico cedo, tratar imediatamente e se manter em tratamento", disse.

O governo ainda informou que, entre 2014 e 2018, os casos de Aids reduziram em 13,6%. O índice equivale a 12,3 mil casos evitados da doença. Já a mortalidade por Aids caiu em 22,8%, nesse mesmo período, evitando 2,5 mil óbitos.