Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Doadores de órgãos podem emitir autorização digital gratuita em cartórios

Saúde

Doadores de órgãos podem emitir autorização digital gratuita em cartórios

Novidade foi anunciada nesta terça-feira (2), a AEDO (Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos) terá emissão gratuita e estará disponível nos 8,3 mil cartórios de notas de todo o Brasil

Doadores de órgãos podem emitir autorização digital gratuita em cartórios

Foto: Comunicação/HUB

Por: Metro1 no dia 05 de abril de 2024 às 11:43

Uma iniciativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do Colégio Notarial do Brasil, que reune todos os cartórios de notas do país, permite que a oficialização da doação de órgãos de pessoas que querem ser doadoras possa ser feita por meio de um documento eletrônico.

A novidade foi anunciada nesta terça-feira (2), a AEDO (Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos) terá emissão gratuita e estará disponível nos 8,3 mil cartórios de notas de todo o Brasil. A autorização ficará disponível no site e poderá ser acessada por profissionais de saúde após a morte do paciente doador.

O formulário eletrônico vai ser preenchido pelo site da AEDO por todos que pretendem ser doadores de órgãos e enviado a qualquer cartório de notas do Brasil. Logo após, é realizada uma videochamada com o requerente para atestar sua vontade. Ao final, a autorização é assinada digitalmente pelo doador e notário, sendo disponibilizada para consulta por responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.

Atualmente, em casos de morte encefálica, somente a família do paciente pode atestar a vontade da pessoa em doar os órgãos. Com a autorização eletrônica, essa informação pode ser pedida pela pessoa ainda em vida e fica registrada numa base de dados que pode ser acessada por profissionais da saúde.