Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Zé Neto critica estratégia da prefeitura de Feira de Santana pra conter avanço da Covid-19

Política

Zé Neto critica estratégia da prefeitura de Feira de Santana pra conter avanço da Covid-19

Deputado diz que gestor municipal 'erra muito em não ouvir as pessoas' diante dos recuos na abertura do comércio local

Zé Neto critica estratégia da prefeitura de Feira de Santana pra conter avanço da Covid-19

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni e Lara Curcino no dia 07 de agosto de 2020 às 09:40

O deputado federal Zé Neto (PT) criticou a gestão de Feira de Santana diante do avanço de coronavírus no município. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a cidade já contabiliza 8.698 casos de Covid-19 e 97 mortes, segundo boletim divulgado ontem (6). Na avaliação do parlamentar, o prefeito Colbert Martins (MDB) erra em não dar ouvidos a quem tenta ajudar a gestão.

"Eu tenho um relacionamento bom com ele, mas eu vejo ele errando muito em não ouvir as pessoas e não cumprir o que acerta. Lá em Feira, no começo, tivemos muitos problemas porque o prefeito não quis tomar algumas providências, como abrir logo um hospital de campanha. E aí com emenda parlamentar, eu consegui R$ 3 milhões para abrir um hospital de campanha e, com o Governo do Estado, conseguimos mais investimentos e o hospital saiu, tá lá funcionando", disse o deputado, em entrevista a Mário Kertész na Rádio Metrópole hoje (7).

Ainda segundo Zé Neto, a estratégia da prefeitura erra em não dar cuidados específicos aos pacientes de coronavírus. "Ele decidiu que coronavírus tem que ser cuidado de forma que a rede toda atenda. Só que a rede toda não atende. Tem que ter pontos específicos de atendimento e testagem, com acolhimento específico do paciente. E com cuidado, não só com o paciente. Se ele chega no atendimento e, com teste rápido, descobre que está com o vírus, você vai saber qual o procedimento nos lugares onde ele passou, como em casa e o trabalho", disse o deputado.

O parlamentar também citou o abre e fecha do comércio feirense. Na avaliação de Zé Neto, faltou em Feira "e está faltando ainda uma medida de construção de parceria com a sociedade de forma mais efetiva". "Infelizmente ele não abriu esses pronto-atendimentos, como o governo federal prevê essa abertura, e a gente viu Feira crescer muito. A abertura e o fechamento do comércio, ele fez sem medidas laterais. Quando abre o comércio, tem que ver o transporte coletivo. Lá em Feira só roda metade dos ônibus, tudo lotado e parecendo sardinha", declarou.