Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 11 de abril de 2024

Política

Ambiente internacional em relação ao Brasil no tema ambiental está piorando, diz Maia

Presidente da Câmara destacou, no entanto, que não quer criticar o chefe do Executivo e disse acreditar que não há uma visão pró-desmatamento pelo governo

Ambiente internacional em relação ao Brasil no tema ambiental está piorando, diz Maia

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 23 de agosto de 2019 às 10:20

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, comentou ontem (22) a polêmica em relação às declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o meio ambiente. Segundo ele, a bancada do agronegócio e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, estariam preocupados com a possível desconfiança gerada sobre a produção brasileira. Ao Estadão, o deputado afirmou que a comissão externa anunciada ontem tentará encontrar possíveis soluções para o problema.

"Não estamos procurando culpados, queremos ajudar, já que o ambiente internacional em relação ao Brasil nesse tema parece que vem piorando e pode gerar inclusive problemas futuros", disse.

Maia disse ter conversado com Bolsonaro sobre o assunto e o alertou para a percepção de que haveria um ruído externo. Ele destacou, no entanto, que não quer criticar o presidente e disse acreditar que não há uma visão pró-desmatamento pelo governo. "Não estou aqui para polemizar com o presidente", afirmou.

O presidente da Câmara afirmou que, a pedido da bancada do agronegócio, vai se reunir com a embaixada da Grã-Bretanha e, se for necessário, com parlamentos na Europa "para mostrar que o parlamento brasileiro, em diálogo com governo, não pretende em nenhum momento aprovar leis que flexibilizem a preservação do meio ambiente".