Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 18 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ministro contradiz governo e afirma que suspensão de Concurso Unificado no RS será avaliada

Política

Ministro contradiz governo e afirma que suspensão de Concurso Unificado no RS será avaliada

Segundo o chefe da pasta, a decisão deve sair até o fim do dia

Ministro contradiz governo e afirma que suspensão de Concurso Unificado no RS será avaliada

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 03 de maio de 2024 às 13:12

O ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou nesta sexta-feira (3) que o adiamento ou não das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) no estado do Rio Grande do Sul deve sair nas próximas horas. 

“A possibilidade de adiamento do concurso tem um custo de R$50 milhões. São mais de 2,5 milhões de inscritos em todo o país. A princípio, a ideia de suspender o concurso só para o Rio Grande do Sul, do ponto de vista jurídico, é muito questionável. Outra hipótese que existiria é a suspensão total do concurso, disse em entrevista a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 O estado vem enfrentando uma série de enchentes e deslizamentos devido à tempestades. Boletim da Defesa Civil divulgado na manhã desta sexta-feira (3) contabilizou 32 mortes em decorrência das chuvas em todo o estado. Há ainda 74 pessoas desaparecidas e 56 feridos. Os números, de acordo com o governador Eduardo Leite, devem subir ao longo dos próximos dias.

A situação é “bastante delicada e de difícil solução”. “Por um lado, temos 2,6 milhões de pessoas e, desse total, 2,5 milhões estão prontos para fazer a prova no domingo. Eles já estão na cidade onde a prova vai ocorrer. As provas já estão nas cidades”, acrescentou o ministro. 

O chefe da pasta disse ter participado de uma reunião, na noite desta quinta-feira (2), envolvendo a Casa Civil e a própria ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para tratar da aplicação do concurso no Rio Grande do Sul. Na noite de quinta-feira o governo chegou a confirmar a realização das provas em todo o país conforme o previsto. Em nota, afirmou que faria todos os esforços para garantir a participação dos candidatos do Rio Grande do Sul.