Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Macron critica acordo entre Mercosul e União Europeia, em São Paulo

Internacional

Macron critica acordo entre Mercosul e União Europeia, em São Paulo

Macron participou do Fórum Econômico Brasil-França, que está sendo realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista

Macron critica acordo entre Mercosul e União Europeia, em São Paulo

Foto: Paulo Pino/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de março de 2024 às 10:03

O presidente da França Emmanuel Macron disse não defender o acordo entre os blocos econômicos Mercosul e União Europeia. A declaração foi feita nesta quarta-feira (27), em reunião com empresários e ministros brasileiros, em São Paulo. 

Segundo Macron, o atual acordo está sendo negociado há mais de 20 anos e não foi atualizado, prevendo temas que atualmente são essenciais,  como o clima. Para ele, o acordo precisa ser revisto “do zero”.“O Mercosul é um péssimo acordo como ele está sendo negociado agora. Esse acordo foi negociado há 20 anos. Eu não defendo esse acordo. Não é o que queremos”, disse. “Deixemos de lado um acordo de 20 anos atrás e construamos um novo acordo, mais responsável, prevendo questões como o clima e a reciprocidade”, destacou.

A opinião do presidente francês vai na contramão de algumas autoridades brasileiras. Durante o evento, o vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu o acordo alegando ser um “ganha-ganha”. Da mesma forma, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também declarou ser favorável, dizendo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “vai continuar insistindo”. 

Macron participou do Fórum Econômico Brasil-França, que está sendo realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. Amanhã ele estará em Brasília, onde se encontrará novamente com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.