Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Esportes

Advogado de Mancini e Rodrigo repudia fala de Paulo Carneiro sobre 'armação' em jogo do Vitória

Fala ocorreu sobre a partida entre Ponte Preta e o clube baiano no ano de 2017, vencida pelo Leão por 3 a 2

Advogado de Mancini e Rodrigo repudia fala de Paulo Carneiro sobre 'armação' em jogo do Vitória

Foto: Divulgação/ECV/Maurícia da Matta

Por: Matheus Simoni no dia 18 de fevereiro de 2020 às 12:37

O técnico Vagner Mancini e o zagueiro Rodrigo repudiaram a fala do presidente do Vitória, Paulo Carneiro, a respeito da partida ocorrida entre Ponte Preta e o clube baiano no ano de 2017, vencida pelo Leão por 3 a 2. Na ocasião, o defensor foi expulso ainda na primeira etapa do confronto, quando o time paulista vencia por 2 a 0. O clube do interior de SP avalia entrar no STJD contra o rubro-negro

Em entrevista à rádio Itapoan FM, o mandatário do Vitória falou em uma armação entre a dupla. Após a repercussão negativa, ele disse ter usado de ironia para tratar do tema. Em nota, o advogado de Mancini e Rodrigo, João Henrique Chiminazzo, repudiou as declarações. "Uma postura deselegante que, desprovida de provas, ofende a honra de dois profissionais", escreveu, em nota enviada ao Metro1. O jurista também apontou que foi apresentada uma interpelação extrajudicial para esclarecimentos das acusações. 

Confira a nota na íntegra:

Por meio desta nota, eu, João Henrique Chiminazzo, advogado que representa Vagner Mancini e Rodrigo da Costa, venho a público manifestar o sentimento de repúdio de ambos diante das acusações caluniosas e difamatórias proferidas pelo presidente do Esporte Clube Vitória, Sr. Paulo Carneiro, em entrevista ao vivo na rádio Itapoan Fm. Uma postura deselegante que, desprovida de provas, ofende a honra de dois profissionais. 

Repudiam também o exercício do jornalismo irresponsável e sensacionalista do site Galáticos On-line, que repercutiu a entrevista sem qualquer tentativa de apuração dos fatos e fontes citadas, desprezando o exercício do jornalismo de forma imparcial, séria e honesta. O portal de notícias evidencia total falta de ética na condução do assunto ao reproduzir num site de grande alcance e potencial de “viralizar” conteúdo, a afirmação de que o Sr. Paulo Carneiro revelou que o E.C. Vitória não foi rebaixado à série B do Campeonato Brasileiro de 2017 “por conta de uma armação do treinador”, além de transcrever de forma vexatória a atitude do ex-jogador Rodrigo. Sabe-se que o código de ética do jornalismo inclui como valores e preceitos fundamentais, a busca a veracidade e a precisão das informações. O Código de Ética da FENAJ estabelece, no art. 2º, I, que "a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação” e no art. 2º, II, acrescenta que "a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos".

Diante do exposto, tanto o Vagner Mancini quanto Rodrigo já encaminharam a competente Interpelação Extrajudicial para esclarecimentos sobre as graves acusações e a divulgação de informações que claramente causam prejuízo a imagem e abalo moral para ambos diante da grande repercussão em redes sociais. Foi definido o prazo de cinco dias para que os envolvidos no episódio, Anderson Matos, repórter da equipe Galáticos e Rádio Itapoan, Márcio Martins, responsável pelo site Galáticos On-line e Paulo Carneiro, presidente do E.C. Vitória, apresentem os elementos, provas e indícios sobre todas as acusações presentes na declaração do Sr. Paulo Carneiro a emissora de rádio, reproduzida pelo site de forma leviana. Outras medidas judiciais e criminais cabíveis serão tomadas  para responsabilizar os envolvidos pelos seus atos.