Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Entretenimento

/

Kanye West é processado por racismo, antissemitismo e homofobia por ex-funcionário

Entretenimento

Kanye West é processado por racismo, antissemitismo e homofobia por ex-funcionário

De acordo com a ação, o rapper "pregava obscenidades para seu pessoal, como 'os judeus querem acabar comigo' e 'os judeus roubam todo o meu dinheiro'"

Kanye West é processado por racismo, antissemitismo e homofobia por ex-funcionário

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 03 de abril de 2024 às 11:30

Atualizado: no dia 03 de abril de 2024 às 11:38

Kanye West foi processado por um ex-funcionário sob acusações de racismo, antissemitismo, homofobia e "severa discriminação". A ação judicial foi apresentada por Trevor Phillips, nesta terça-feira (2), em um tribunal de Los Angeles. O homem, que é negro e trabalhou para duas empresas do rapper por quase um ano, alega que "sofreu severa discriminação, assédio e retaliação diretamente de Kanye West". Ele diz ainda que "em inúmeras ocasiões viu ou experimentou pessoalmente os gritos frenéticos de Kanye com pessoas negras".

Phillips foi contratado em novembro de 2022 pela Yeezy, a marca de roupas de Kanye West, e depois começou a trabalhar também em sua escola, a Donda Academy. No processo, ele afirma ser testemunha de ataques homofóbicos e antissemitas do cantor. "Phillips, em várias ocasiões, testemunhou como Kanye pregava obscenidades para seu pessoal, como 'os judeus querem acabar comigo' e 'os judeus roubam todo o meu dinheiro'", diz um trecho do processo.

O rapper, aliás, é objeto de outro processo por comportamentos arbitrários em sua escola. Este primeiro processo lhe custou parcerias comerciais milionárias com marcas como Adidas e GAP.

De acordo com a nova ação, durante um jantar em um luxuoso restaurante em Los Angeles, West teria elogiado o líder nazista Adolf Hitler, chamando-o de "boa pessoa". "Hitler foi genial. Hitler foi um inovador! Ele inventou tantas coisas", teria dito o artista.

O ex-funcionário também acusa o rapper de 46 anos, que mudou seu nome para Ye, de usar uma "retórica perigosa" na frente dos alunos da Donda Academy. Segundo ele, em uma conversa com dois alunos, "Kanye disse a eles que queria que raspassem suas cabeças e que tinha a intenção de colocar uma prisão na escola, e que poderia trancá-los em jaulas".

Relata ainda que Ye alertou em uma reunião que seus funcionários não podiam ser gordos, sob pena de serem demitidos. "Ao apresentar este processo, esperamos que os direitos de nossos clientes prejudicados sejam reivindicados, e que o famoso artista Sr. West compreenda que suas mensagens, que, segundo alegamos, pregam discriminação, antissemitismo e amor a Hitler, não têm lugar no mundo", disse em comunicado o advogado Carney R. Shegerian, responsável pelo processo.

Phillips, que deixou de trabalhar para as empresas de West em agosto de 2023, busca uma compensação financeira de 35 mil dólares (R$ 177 mil) pelos transtornos que afirma ter sofrido.