Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Economia

Rui discute investimentos com quatro empresas italianas em Roma

O governador da Bahia teve diversos encontros nesta segunda-feira

Rui discute investimentos com quatro empresas italianas em Roma

Foto: Diego Mascarenhas / Governo da Bahia

Por: Metro1 no dia 14 de outubro de 2019 às 17:40

Governador da Bahia, Rui Costa (PT) cumpriu uma série de compromissos, em Roma, na Itália, nesta segunda-feira (14). A primeira agenda do dia começou às 8h, com representantes do Grupo Leonardo. Na reunião com o CEO da empresa italiana, Lorenzo Mariani, o gestor baiano destacou a licitação para implantação do sistema de vídeo monitoramento por reconhecimento facial em 60 cidades baianas. A empresa tem atuação em diversas áreas, incluindo a fabricação de helicópteros, e a tecnologia para segurança pública é uma das suas especialidades.

“Temos conseguido, ao longo dos últimos cinco anos, reduzir a violência na Bahia e no Nordeste. Mas os índices ainda são altos e os crimes mais violentos estão relacionados, direta ou indiretamente, ao tráfico de drogas. Com o uso da tecnologia, temos a possibilidade de reduzir esses números cada vez mais. Por isso, apostamos no sistema de videomonitoramento por reconhecimento facial”, disse Rui durante a reunião que acabou impedindo sua ida para a missa de ação de graças pela canonização de Irmã Dulce, na manhã desta segunda, em Roma.

Na sequência, acompanhado do chefe da Casa Civil, Bruno Dauster, o governador se reuniu com o príncipe da Arábia Saudita, Abdul Aziz Bin Faisal Al Saud, e o sheik Abdulqaker Al Mashhor, que segundo o governo, estavam interessados na exportação de comodities baianas. Durante a conversa, Rui apresentou outras possibilidades de investimento no estado e abriu a possibilidade de desenvolver um intercâmbio cultural com a Arábia Saudita.

A agenda em Roma teve continuidade em um novo encontro com o Grupo Leonardo, desta vez também com representantes das empresas Excelentia e TeleSpazio. A Excelentia investe em pesquisa e tecnologia, com foco no mercado de mobilidade elétrica urbana. Já a TeleSpazio desenvolve desde sistemas espaciais até o gerenciamento de serviços de lançamento e controle em órbita para satélites.

Por fim, Rui esteve na Embaixada do Brasil, em Roma, onde se reuniu com Filippo Maria Grasso e Paolo Dal Pino, executivos da Pirelli. A empresa italiana possui uma unidade com 1,3 mil funcionários em Feira de Santana e deve ampliar os investimentos no estado. No encontro, o governador sugeriu que a empresa faça a adesão ao programa Primeiro Emprego, assegurando vagas para estudantes egressos da rede estadual na fábrica em Feira de Santana. 

“Podemos, inclusive, implantar cursos técnicos na cidade que atendam à demanda operacional da Pirelli. Será bom para a empresa e bom para nossos jovens”, afirmou o governador. Participou da reunião o embaixador Hélio Vitor Ramos Filho, com quem Rui discutiu a necessidade de estreitar os laços da Bahia com a Itália.