Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Fita caseira com gravações inéditas de João Gilberto cai na rede

Cultura

Fita caseira com gravações inéditas de João Gilberto cai na rede

O repertório do "ensaio" é precioso por trazer canções que o pai da bossa nova nunca gravou, como a marchinha "Pica-Pau", de Ary Barroso

Fita caseira com gravações inéditas de João Gilberto cai na rede

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 28 de janeiro de 2020 às 16:13

Uma fita caseira com gravações inéditas de João Gilberto (1931 - 2019) caiu na rede. O material foi digitalizado pelo pesquisador Manoel Filho e publicado ontem (27) no YouTube. A preciosidade, que provavelmente data de 1968, época em que o cantor morava com Miúcha e Bebel nos Estados Unidos, foi entregue, segundo matéria do "Estadão", a Milton pelo produtor Heron Coelho, que trabalhou com a ex-esposa de JG.

O repertório do "ensaio" é surpreendente e traz canções que João nunca gravou, como o samba "Quem Dera" (Sidney Miller) e a marchinha "Pica-Pau", de Ary Barroso. Em um dos takes de "Largo da Lapa" (Wilson Batista e Marino Pinto), a pequena Bebel divide os vocais com o pai. Já Miúcha surge na gravação de "Ela Desatinou", de seu irmão Chico Buarque.

Além do valor de fetiche, que naturalmente imanta tudo que se refere a João Gilberto, essas gravações têm a importância de revelar parte do trabalho de ourives do artista, que, sabemos todos, burilava cada canção até os limites da perfeição. Nesse sentido, o segundo take de "Largo da Lapa" é bastante ilustrativo. Ouça: