Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cultura

'Uma pessoa séria e honesta', diz vice-presidente do IGHB sobre Consuelo Pondé de Sena

Historiadora que presidiu o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é homenageada com lançamento de livro, amanhã (29), na sede da instituição

'Uma pessoa séria e honesta', diz vice-presidente do IGHB sobre Consuelo Pondé de Sena

Foto: Reprodução

Por: Juliana Rodrigues no dia 28 de janeiro de 2020 às 12:38

A geógrafa e historiadora Consuelo Pondé de Sena, que presidiu o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) até sua morte, em 2015, é homenageada amanhã (29), às 17 horas, com o lançamento do livro  "Consuelo Pondé de Sena (in memoriam)", na sede da instituição. A obra é editada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e organizada pelo professor e ex-orador oficial do IGHB, Edivaldo Machado Boaventura, falecido em 2018.

Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (28), o professor e vice-presidente do IGHB, José Nilton Carvalho Pereira, afirmou que as trajetórias de Consuelo e Boaventura se entrecruzam.

"Ao final da vida, ela própria declara ser corajosa, que quando tinha que estourar estourava, mas era uma pessoa séria, honesta, digna, que acolhia a todo mundo. O livro traz os 60 anos dela aqui na Bahia, no IGHB. Ela ficou 60 anos, sendo boa parte deles na presidência. Curiosamente, a história dela se entrecruza com a de Edivaldo, porque ele é de Feira de Santana e dizia ter origem sertaneja. Embora Consuelo seja de Salvador, sua família veio de Itapicuru, então ambos têm essa origem sertaneja, o organizador e a homenageada. Eles conviveram por décadas no IGHB", disse.

Ainda segundo Pereira, o trabalho de Consuelo se relaciona diretamente com sua paixão pelo poeta Castro Alves. "Ela era tão apaixonada por ele que tinha uma mecha do cabelo dele em sua sala", afirmou.

Serviço

  • Lançamento do livro “Consuelo Pondé de Sena, in memoriam (organizado por Edivaldo Machado Boaventura)
  • Quarta, 29 de janeiro, às 17h
  • Local: IGHB – Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade
  • Distribuição gratuita no dia do lançamento