Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Arqueólogos descobrem acervo do século XIX no bairro do Santo Antônio

Cidade

Arqueólogos descobrem acervo do século XIX no bairro do Santo Antônio

Achados são compostos por fragmentos de cerâmicas, vidros, metais e porcelanas

Arqueólogos descobrem acervo do século XIX no bairro do Santo Antônio

Foto: Jailson Cotias / Divulgação

Por: Metro1 no dia 03 de julho de 2020 às 13:00

Um acervo de objetos do século XIX foi achado por arqueólogos na última segunda-feira (29) no subsolo do Largo do Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador – área tombada como Patrimônio do Brasil pelo governo federal e chancelada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. “Até agora, os achados são compostos por fragmentos de cerâmicas, faianças finas (cerâmica branca mais porosa que a porcelana), além de vidros, metais e porcelanas”, explica Railson Cotias, mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe.

Segundo o especialista, os objetos achados até agora são relacionados a usos domésticos, como de cozimento (cerâmica utilitária) ou de servir à mesa (faiança e porcelana). “Estamos analisando a camada em que estes objetos foram encontrados, a partir de 1,5 metro de profundidade, podendo ser provenientes das várias obras de urbanização da praça ou mesmo de alguma relação ao Forte de Santo Antônio, a edificação mais próxima”, relata Cotias. As buscas continuarão em outros pontos do Largo até final de julho.

O bairro de Santo Antônio passa por requalificação das suas principais vias: Rua Direita, Ladeira do Boqueirão e Largo. A iniciativa é do governo estadual através da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), e faz parte do Projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo (CAS)’, coordenado pelo escritório da Diretoria de Habitação e Urbanização Integrada da CONDER no Pelourinho. A ação pavimenta vias e requalifica calçadas, com acessibilidade, totalizando R$ 124 milhões de investimentos do Governo do Estado, beneficiando um total de 313 ruas.