Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Prefeitura anuncia testes rápidos de Covid-19 nas ruas de Salvador

Cidade

Prefeitura anuncia testes rápidos de Covid-19 nas ruas de Salvador

Em esquema similar aos das blitze da Lei Seca, profissionais de saúde vão abordar motoristas

Prefeitura anuncia testes rápidos de Covid-19 nas ruas de Salvador

Foto: Max Haack / Secom

Por: Juliana Rodrigues no dia 01 de abril de 2020 às 14:20

Cem mil testes rápidos para identificação de casos do novo coronavírus começarão a ser feitos nas ruas de Salvador na próxima segunda (6). A informação foi divulgada hoje (1º) pelo prefeito ACM Neto, durante uma coletiva de imprensa para o anúncio da parceria entre prefeitura e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os testes serão realizados com motoristas nas ruas da capital baiana, em esquema similar aos das blitze da Lei Seca.  Profissionais da saúde vão fazer a medição da temperatura corporal dos passageiros. Caso identifiquem febre, será aplicado o procedimento para identificação da doença, com confiabilidade de até 80%.

Caso o resultado seja positivo, o paciente deve fazer uma contraprova no Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen). O motorista recebe o resultado em até dois dias, por SMS.

“Os testes já foram adquiridos e se chegaram neste final de semana, a partir de segunda, já começamos a realizar em larga escala. Será medida a temperatura e, logo em seguida, aplicado o teste. O motorista dá o número de celular e o resultado chega em até dois dias por SMS”, explicou.