Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Após atraso, 30 ônibus com ar-condicionado para orla devem ser entregues até dia 27

Veículos estavam previstos para rodar no final de outubro, no entanto, a empresa pediu prorrogação do prazo

Após atraso, 30 ônibus com ar-condicionado para orla devem ser entregues até dia 27

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 05 de dezembro de 2019 às 12:00

A concessionária Salvador Norte (CSN) deve entregar 30 ônibus com ar-condicionado na região da orla da capital baiana até o próximo dia 27, de acordo com cronograma apresentado pela empresa à Secretaria de Mobilidade (Semob). 

A informação foi confirmada ao Metro1 pelo titular da Semob, Fábio Mota. Os veículos estavam previstos para rodar no final de outubro, no entanto, a empresa pediu prorrogação do prazo, alegando dificuldade financeira. De acordo com a concessionária os 30 coletivos ainda estão em Caxias do Sul (RS). 

A CSN tinha sido a única a não entregar 81 ônibus climatizados, previstos em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público. 

"A concessionária Salvador Norte ainda não tinha feito a renovação prevista para 2019 e a demora deveu-se ao mercado financeiro, que tem sido muito rigoroso na concessão de crédito. A operação foi viabilizada com o apoio da prefeitura, que participou do processo", afirma a empresa, em nota.

Depois da chegada dos 30 veículos climatizados no final deste mês, os coletivos serão licenciados, emplacados e devem entrar em ciculação somente em janeiro de 2020.

"Os ônibus começariam a chegar em Salvador hoje (4) e o último dos 30 ônibus chegaria dia 27. É o que foi encaminhado pela CSN à Semob. A linha de maior demanda é a que sai de São Cristóvão à Barroquinha e terá 22 ônibus. A outra é Imbuí/ Praça da Sé, que terá oito. Estamos aguardando", declarou Fábio Mota. 

Os demais 51 coletivos também devem ser adquiridos no próximo mês, de acordo com a promotora Rita Tourinho, que acompanha o caso e se reuniu com representantes da empresa na terça-feira (3).

"Sobre os 51 ônibus, a empresa apresentou autorização de financiamento para aquisição e na segunda semana de janeiro devem anexar ao processo a aquisição desses veículos", afirmou a representante do MP-BA ao Metro1.