Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 19 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Após polêmicas, entrega de selo de equidade e valorização da mulher ao bloco Muquiranas é adiada

Cidade

Após polêmicas, entrega de selo de equidade e valorização da mulher ao bloco Muquiranas é adiada

O bloco já chegou a sofrer penalidades no Carnaval de Salvador por integrantes que geraram constrangimentos e intimidação a mulheres com pistolas de água durante a festividade; Pistolas foram proibidas no Carnaval

Após polêmicas, entrega de selo de equidade e valorização da mulher ao bloco Muquiranas é adiada

Foto: Secom/Valter Pontes

Por: Metro1 no dia 09 de maio de 2024 às 07:52

Atualizado: no dia 09 de maio de 2024 às 07:57

Após chamar atenção e mobilizar as redes sociais, a entrega do selo "Pacto pela Mulher" de valorização a mulher ao bloco As Muquiranas foi adiado. A cerimônia promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) aconteceria nesta quinta-feira (9). O bloco já chegou a sofrer penalidades no Carnaval de Salvador por  integrantes que geraram constrangimentos e intimidação a mulheres com pistolas de água durante a festividade. 

Segundo o  Bahia Notícias, a informação foi confirmada pelo presidente do bloco As Muquiranas, Washington Paganelli, na quarta-feira (8). O evento marcado na Casa da Mulher Brasileira iria contar com a presença de representantes Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil além do projeto Luto por Ela.

O selo foi criado em 2022 pela Vereadora Roberta Caires (PP) em 2022. Nas especificações, ficou definido que, para receber a honraria, a entidade deveria apresentar um  diagnóstico censitário com o perfil de mulheres do quadro de empregados e colaboradores. 

Em suas redes sociais, a jornalista e apresentadora  Jessica Senra, da TV Bahia, cobrou um posicionamento do prefeito Bruno Reis (União) e compartilhou um ato público de repúdio promovido pelo Coletivo Tamo Juntas contra a entrega do selo. "Não vamos permitir  que esse espaço seja utilizado para tal fim. Vamos todas manifestar nosso repúdio a essa premiação e a forma como ela irá ocorrer. A Casa da Mulher Brasileira é das mulheres! Nesse espaço não entra quem promove violência e constrangimento a nós", publicou no Instagram