Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Projeto das fake news trará 'o fim das conversas particulares', afirma WhatsApp

Brasil

Projeto das fake news trará 'o fim das conversas particulares', afirma WhatsApp

“Notícias falsas são um grande problema social que existe há séculos em toda forma de comunicação”, disse o aplicativo em nota; confira

Projeto das fake news trará 'o fim das conversas particulares', afirma WhatsApp

Foto: Divulgação

Por: Luciana Freire no dia 01 de julho de 2020 às 19:58

Para o aplicativo WhatsApp o projeto de lei das fake news aprovado hoje (1º) no Senado, pode ser “o fim das conversas particulares”. A empresa enviou nota ao site O Antagonista, nela afirma que “notícias falsas são um grande problema social que existe há séculos em toda forma de comunicação”.

O WhatsApp reclama de trecho do projeto que obriga os aplicativos a guardar por três meses dados de quem fizer disparo em massa de mensagens. No entendimento do aplicativo, isso vai obrigar as empresas a rastrear “tudo o que você disser ou encaminhar”, o que “poderia ser usado contra você”.

 

Confira a nota do WhasApp:

“Estamos decepcionados com a decisão do Senado. As notícias falsas são um grande problema social que existe há séculos em toda forma de comunicação. Estamos combatendo a desinformação por meio de mudanças significativas para reduzir mensagens em massa e virais, que geraram uma redução de 70% nas mensagens altamente encaminhadas no WhatsApp. Forçar as empresas a adicionar um carimbo permanente a todas as mensagens privadas enviadas pelas pessoas marcaria o fim das conversas particulares – tudo o que você disser ou encaminhar seria rastreado e poderia ser usado contra você. Esperamos que a Câmara dos Deputados defenda o direito de longa data à privacidade para os brasileiros e reconheça que enfraquecer a privacidade de todos e colocar pessoas inocentes em risco não é a solução. ”