Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Brasil pode perder vaga em conselho de direitos humanos da ONU

Candidatura da Costa Rica coloca em xeque a vaga brasileira no colegiado, em meio aos desgastes diplomáticos do presidente Jair Bolsonaro com outras nações

Brasil pode perder vaga em conselho de direitos humanos da ONU

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 17 de outubro de 2019 às 10:00

Com a entrada da Costa Rica na disputa por uma vaga no Conselho dos Direitos Humanos (CDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), a cadeira do Brasil no órgão está em risco. A informação é do Estadão.

Criado em 2006, o CDH escolhe seus 47 membros através de uma votação secreta feita pelos 193 países que compõem a Assembleia-Geral da ONU. Os candidatos são divididos por região. O Brasil disputa com Venezuela e Costa Rica duas vagas disponíveis para os países da América Latina e do Caribe, em mandato válido de 2020 a 2022. A eleição ocorre hoje (17).

Para continuar no posto para o qual foi eleito em 2006, 2008, 2012 e 2016, sendo um dos recordistas de participação, o Brasil precisa conquistar pelo menos 97 votos. A vaga estava praticamente certa até o último dia 3, quando Carlos Alvarado Quesada, presidente da Costa Rica, colocou sua candidatura, como forma de impedir que a Venezuela assumisse um posto no conselho.

Embora a intenção oficial de Quesada seja barrar o governo de Nicolás Maduro, o movimento foi encarado como uma ameaça também à vaga brasileira, cuja relação com outros países-membros da organização tem sofrido desgastes graças aos conflitos diplomáticos do presidente Jair Bolsonaro com outras nações.