Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Bahia

Baleia orca que encalhou em Guarajuba é sacrificada

Veterinários concluíram que o animal já estava em sofrimento prolongado, o que inviabilizaria uma soltura e pioraria o prognóstico

Baleia orca que encalhou em Guarajuba é sacrificada

Foto: Foto: Projeto Baleia Jubarte

Por: Cristiele França no dia 02 de agosto de 2020 às 10:31

A baleia orca que foi encontrada encalhada ontem (01), na Praia de Guarajuba, em Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador, precisou ser sacrificada neste domingo (02). De acordo com o Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA), o animal, uma fêmea juvenil de cerca de 3,7 metros, estava "severamente debilitado, pouco responsivo e em estado nutricional ruim, expelindo odor pútrido na expiração e episódios de vômito, indicando um indivíduo com quadro patológico e sem condições de sobrevivência no ambiente natural sem o devido tratamento".

Por este motivo, ainda ontem (01), os veterinários decidiram remover a baleia da praia para uma piscina, para que ela recebesse suporte médico e passasse por exames para diagnóstico e posterior soltura. No entanto, a operação de remoção foi impossibilitada pela condição geográfica do local de encalhe e a subida da maré.

Segundo o IMA, a orca foi medicada no local e passou a madrugada sendo monitorada. Ela foi arrastada pela maré sem tentativa de reação, até encalhar novamente na manhã de hoje (02), o que possibilitou acesso da equipe para nova avaliação.Com isso, os veterinários concluíram que o animal já estava em sofrimento prolongado, além de detectarem luxação de nadadeira peitoral, o que inviabilizaria uma soltura e pioraria o prognóstico.

A carcaça do animal será removida do local para realização de necrópsia, visando identificar a causa do encalhe e contribuir para a conservação da espécie.