Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Hospital Couto Maia ainda não chegou no 'platô': 'Vamos ser os últimos a perceber isso', avalia diretora

Diretora do Couto Maia também falou de uma percepção da classe médica sobre o coronavírus atuar nos extremos

Hospital Couto Maia ainda não chegou no 'platô': 'Vamos ser os últimos a perceber isso', avalia diretora

Foto: Reprodução / Youtube

Por: Danielle Campos no dia 30 de junho de 2020 às 08:33

A médica infectologista e diretora do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, afirmou que a unidade ainda está com ocupação acima de 90% em leitos de UTI, mesmo após o anúncio de que Salvador teria atingido o platô da curva de casos do novo coronavírus, ou seja, um equilíbrio entre o número de novos casos e de recuperações.

"Acho que vamos ser o último hospital a perceber isso [a estabilidade]. A gente ainda está com ocupação acima de 90% das nossas UTI's e um pouco mais baixo nas enfermarias, mas continuamos no mesmo nível que estávamos há duas, três semanas atrás", relata a diretora do hospital.

De acordo com a médica, a maior parte dos internados no Couto Maia é de baixa renda, porém houve um aumento na entrada de pessoas da classe média no hospital. "Não tenho dúvida de que a maioria das pessoas que se internam lá tem uma renda baixa, entretanto, comparando os dados do hospital antes e depois, a população de classe média tem chegado mais ao hospital. Não sei se é a crise financeira que está levando o pessoal que tem plano de saúde aos locais públicos", diz Ceuci Nunes.

A diretora do Couto Maia falou sobre uma percepção da classe médica sobre o coronavírus atuar nos extremos: em casos leves e casos graves. "Vamos fazer uma reunião com alguns hospitais do Brasil para discutir a questão clinica, pois a impressão que temos é que esse casos moderados, que vão internar só com oxigênio, em baixo volume, são muitos raros. Então parece que a Covid se coloca em dois lugares: na forma assintomática, leve, com poucos sintomas e na forma grave. Mas isso é impressão, a gente ainda não tem certeza", conta.