Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Bahia aparece em 9º lugar em ranking de transparência sobre coronavírus

Bahia

Bahia aparece em 9º lugar em ranking de transparência sobre coronavírus

Estudo da ONG Open Knowledge Brasil apontou que o estado de Pernambuco lidera o ranking, com alto nível de transparência a respeito da pandemia

Bahia aparece em 9º lugar em ranking de transparência sobre coronavírus

Foto: NIAID

Por: Juliana Rodrigues no dia 05 de abril de 2020 às 14:00

Um estudo feito pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR) avaliou a transparência dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal no âmbito da divulgação de informações sobre o combate ao novo coronavírus. A Bahia aparece em nono lugar, com 33 pontos, empatada com Alagoas, e tem o nível de transparência avaliado como baixo. Pernambuco lidera o ranking, com 81 pontos, e é o único estado com nível de transparência considerado alto.

O estudo também concluiu que apenas um estado, o Tocantins, tornou público o número de testes de diagnóstico da Covid-19 disponíveis para a população. A OKBR ainda descobriu que 90% dos estados não divulgaram dados suficientes para o monitoramento da situação da pandemia no Brasil até o momento, incluindo o governo federal.

O levantamento se baseia na análise de boletins epidemiológicos, informes e demais dados a partir dos portais oficiais dos governos estaduais e de suas respectivas secretarias de Saúde na internet, disponibilizados até a manhã da última quinta-feira (2).