Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Primeira vítima fatal de Covid-19 na Bahia tentou reverter quadro com cloroquina

Bahia

Primeira vítima fatal de Covid-19 na Bahia tentou reverter quadro com cloroquina

Não existe uma vacina ou remédio que trata a Covid-19, estudos são realizados por todo o mundo; a cloroquina é um medicamento usado no tratamento e profilaxia de malária

Primeira vítima fatal de Covid-19 na Bahia tentou reverter quadro com cloroquina

Foto: Reprodução/Google Street View

Por: Luciana Freire no dia 29 de março de 2020 às 12:16

 

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou hoje (29) o primeiro óbito de Covid-19, doença do novo coronavírus. O paciente era um homem de 74 anos, internado no Hospital da Bahia. Segundo o hospital, para o tratamento foi utilizado a substância cloroquina durante os últimos cinco dias.

Não existe uma vacina ou remédio que trata a Covid-19, estudos são realizados por todo o mundo. A cloroquina é um medicamento usado no tratamento e profilaxia de malária. Ontem (28) o Ministério da Saúde fez um alerta sobre o medicamento. “Esse medicamento pode dar arritmia cardíaca, pode paralisar a função do fígado. Então, se sairmos com a caixa na mão falando 'pode tomar', nós podemos ter mais mortes por mau uso do medicamento do que pela própria virose”, enfatizou o ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta.

O paciente de 74 anos foi a um congresso em São Paulo e apresentou os primeiros sintomas em Salvador. Chegou grave na emergência do Hospital da Bahia na terça-feira (17). Passou os 12 dias de internação em Unidade de Terapia Intensiva intubado.

O resultado do exame saiu quando o senhor já estava internado no HBA, confirmando que o paciente era positivo para Covid-19. Ele apresentou instabilidade hemodinâmica durante todo período de internação, tendo necessidade de diálise, por falência renal.

Conforme recomendação do governo da Bahia, o corpo do paciente morto pelo Covid-19 deve ser cremado, seguindo orientação da Anvisa.