Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Manchas de óleo atingem Praia do Jaburu em Vera Cruz

Bahia

Manchas de óleo atingem Praia do Jaburu em Vera Cruz

Material foi encontrado na manhã desta quinta-feira

Manchas de óleo atingem Praia do Jaburu em Vera Cruz

Foto: Leitor Metro1

Por: Kamille Martinho no dia 17 de outubro de 2019 às 15:40

A assessoria de imprensa da prefeitura de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, confirmou hoje (17) a existência de duas grandes manchas de óleo no município. O material foi encontrado nesta quinta-feira na Praia do Jaburu e próximo ao condomínio Arauá.

Em nota divulgada, o prefeito da localidade, Marcus Vinicius Marques Gil, afirma que equipes foram treinadas anteriormente para efetuarem a devida retirada do óleo. "Treinada com orientações e material para a coleta. [O que fica é] nossa indignação com este crime ambiental, que prejudica toda nossa população além do próprio ecossistema", diz trecho do comunicado.

A nota ainda alerta para os problemas ambientais e econômicos que a mancha causa na região: "Se faz necessário que o Governo Federal estude e implante um programa emergencial não só com medidas para preservação do ecossistema mas para compensação de todos os pescadores e marisqueiras, pois em cidades como a nossa há comunidades, a exemplo da contra costa, que sobrevivem integralmente da pesca e mariscos".

A assessoria afirmou que a mancha da Praia do Jaburu foi retirada por volta das 15h30 da tarde de hoje e que equipes estão trabalhando para coletar o óleo que está próximo ao condomínio Arauá. O material foi isolado e uma amostra foi coletada e enviada para a Agência Nacional das Águas.